
De acordo com textos lidos em sala de aula, vimos diferentes opiniões propostas por Dominiqui Wolton e Pierre Levy a respeito dos benefícios e malefícios da internet.
Pierre defende a Web, acha que é a era do pluralismo e da integração, mais vozes falando, abundância de informações trocadas, já Wolton acredita que a web só isola cada vez mais as pessoas e que elas se tornam incapazes de discutir sobre valores diferentes dos seus.
No primeiro instante logo concordamos com Pierre, afinal, muita gente acha que a internet é a maior revolução do século, muito mais interatividade, pessoas podem falar abertamente sobre o que elas querem, defendem direitos, se sociabilizam, enfim só as maravilhas da net. Mas a contraponto vejamos o lado de Wolton, a Web tem interatividade sim, mas só entre as pessoas que acreditam nos mesmos ideais, é o que ele chama de comunitarismo, as pessoas só entram nos sites que tenham algo a ver com ela, são os lixos segmentados e por isso ele acredita que as pessoas não consigam discutir valores diferentes dos deles, pois vai ser sempre um assunto chato, que a pessoa não gosta e nem tem conhecimento para debater.
Outro ponto importante que Wolton defende é o isolamento das pessoas, pois elas até se sociabilizam pela net, mas muitas vezes as pessoas só tem amigos virtuais, pois não consegue se sociabilizar com pessoas do seu convívio real. Mas pela net ela é uma pessoa super descolada, fala o que quer e se impõe, mas na realidade ela usa a internet como refúgio da sociedade, talvez por não ter o mesmo senso comum da maioria dos participantes, que integram a rede. E pode ser que esses seus "amigos virtuais" nem existam de verdade.
Eu acredito que o único lado bom da net é para os que trabalham com a Web, pois quando ela quiser lançar um "lixo" novo já saberá exatamente para que comunidade mandar, por isso defendo a teoria de Dominiqui Wolton!
Nenhum comentário:
Postar um comentário